Notícias

Nota de esclarecimento

20 de Jan de 2015

O Hospital e Maternidade Femina vem a público esclarecer que são inverídicos os boatos que circulam nas redes sociais a respeito de uma suposta epidemia de meningite no local.
 
É relevante esclarecer que há cerca de 10 dias o hospital recebeu um paciente – uma criança de pouco menos de dois anos, com suspeita de meningite viral. Diante disso, o paciente foi imediatamente isolado, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, e medicado, permanecendo assim por até 72 horas após o início do tratamento com antibióticos. Posteriormente, o caso foi confirmado como sendo meningite viral. Hoje a criança está estável e não apresenta nenhum risco de contaminação.
 
Neste caso, o Hospital e Maternidade Femina cumpriu a obrigação de informar imediatamente a vigilância epidemiológica e tomou todas as medidas de precaução para evitar a disseminação da doença. Portanto, trata-se de um caso isolado e dentro da normalidade.
 
Os surtos hospitalares são caracterizados pela presença de dois ou mais casos de doenças infecto contagiosas com claro vínculo epidemiológico, ou seja, quando se evidencia transmissão intra-hospitalar deste tipo de enfermidade, o que não se caracteriza neste caso.
 
O Hospital e Maternidade Femina é referência em atendimento materno e infantil, sendo local de investigação e tratamento de doenças infecto contagiosas que incidem nesta população. Para tanto mantém um serviço de controle de infecção hospitalar atuante, notifica todos os casos suspeitos junto à vigilância epidemiológica, cumpre com todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e conta com estrutura física, materiais e insumos da melhor qualidade para garantir que não haja disseminação de doenças contagiosas.
 
Direção Hospital e Maternidade Femina

Fonte:Assessoria