Notícias

Femina é o único hospital do Centro-Oeste escolhido para integrar projeto Parto Adequado

16 de Jun de 2015

O Hospital Infantil e Maternidade Femina foi o único escolhido na região Centro-Oeste para integrar o projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albet Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com apoio do Ministério da Saúde. O objetivo é identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar.
 
Os critérios utilizados para a escolha dos hospitais foram: alguns que praticam atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outros particulares,  para partos de risco habitual, realização de mais de 500 partos/ano,  e percentual de cesarianas acima de 60%. Atualmente o Hospital Infantil e Maternidade Femina atende em média de 190 a 220 partos cesárias/mês, e de apenas 2 a 6 partos normais mensais.
 
“Mudar o modelo de atenção ao nascimento, promovendo o parto normal, qualificando os serviços de assistência no pré, durante e pós-parto, e favorecendo a redução de cesáreas desnecessárias e de possíveis eventos adversos decorrentes de um procedimento não adequado. Com isso busca-se reduzir riscos e melhorar a segurança do paciente e a experiência do cuidado para mães e bebês”, explica a gerente de enfermagem da Femina, Andressa Maziero.
 
Segundo a diretora da Femina, Ivana Kamil Fares, o hospital está muito envolvido com o projeto. “Estamos elaborando estratégias para melhor acolher as nossas pacientes, além de adequar  nossa estrutura física para atender todas as necessidades das gestantes e seus familiares”, destaca.
 
Entre as inovações estão a adaptação  de recursos humanos para a incorporação da equipe multiprofissional no hospital, capacitação profissional para ampliar a segurança na realização do parto normal; engajamento do corpo clínico, da equipe e das próprias gestantes, revisão das práticas relacionadas ao atendimento das gestantes e bebês, desde o pré-natal até o pós-parto.
 
Assessoria de Imprensa Femina - ZF Press
 

Fonte:Assessoria