Notícias

Doação de leite materno ainda é pouco expressiva em Mato Grosso

26 de Jun de 2015

A doação de leite materno salva a vida de milhares de crianças prematuras, mas a maioria das mulheres que amamenta nem sempre sabe da possibilidade de doar. Segundo informações do Ministério da Saúde, no ano de 2014, em Mato Grosso, 1.798 mulheres doaram 1,4 mil litros de leite materno, que beneficiaram 1,1 mil bebês. Atualmente, o volume coletado em todo o país representa de 55% a 60% da real demanda no Brasil.
 
O Hospital Infantil e Maternidade Femina é um dos postos de coleta de leite materno em Cuiabá e é associado ao Banco de Leite do Hospital Universitário Júlio Muller. "Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Muitas vezes o que falta é conscientização de que é um processo simples e que pode salvar inúmeras vidas", pontua a diretora da Femina, Ivana Fares.
 
Para doar, a lactante deve estar saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação e na doação, além de apresentar os exames iniciais do acompanhamento gestacional, como o de Sífilis, HIV, Toxoplasmose e Rubéola.
 
"A interessada pode vir até a Femina com os exames, preencher uma ficha cadastral e já pode fazer a primeira coleta aqui mesmo. Também repassamos orientações da maneira correta de fazer o procedimento em casa", explica a coordenadora de Nutrição da Femina, Cristiane Silva.
 
Após coletado, o leite materno doado é encaminhado ao Banco de Leite do Hospital Universitário Júlio Muller, onde é pasteurizado e redistribuído para atender as necessidades da UTI's neonatais. O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe.
 
Orientações – As doações podem ser feitas a partir do parto até enquanto a mulher produzir leite. O frasco para armazenamento deve ser de vidro, de boca larga e com tampa de plástico (do tipo café solúvel), deve-se retirar o rótulo e o papel de dentro da tampa.
 
"O método de esterilização é o mais fácil possível: ferver a água em uma panela, colocar o frasco e a tampa por 15 minutos. Após este tempo, retire ambos e coloque em cima de um papel toalha e deixe secar em temperatura ambiente. Feito isso, o frasco está pronto para ser utilizado", aponta Cristiane.
 
A coleta pode ser feita tanto manualmente ou com uma bomba, que também deve ser esterilizada - e realizada várias vezes ao dia, mas com alguns cuidados.
 
"Após a primeira coleta do dia, o frasco deve ser colocado no congelador, sem nenhum alimento próximo. Nas vezes seguintes, utilize um copo descartável na hora de retirar o leite e em seguida, coloque junto no frasco. É preciso colocar um adesivo no pote informando a data e o horário da primeira coleta. O leite deve ser entregue congelado. A entrega da doação deverá ser feita o quanto antes, para o aproveitamento total do produto. Não deixar ultrapassar 10 dias da primeira coleta”, finaliza.
 
Mais informações e orientações pelos telefones (65) 2128-9064/9183.
 
Assessoria de Imprensa Femina - ZF Press

Fonte:Assessoria