Notícias

Data chama a atenção para importância da doação do leite materno

01 de Oct de 2015

Nesta quinta-feira (01 de outubro) é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Materno. A data chama a atenção para o ato de doar – que pode salvar a vida de crianças prematuras e daqueles que estão nas UTIs neonatais e contribui para a saúde das lactantes, mas que ainda tem poucas adeptas no país.

O Brasil possui a maior e mais complexa rede de Banco de Leite do mundo, que conta com 202 bancos e 98 postos de coleta em todo o país e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas faltam doadoras.

Atualmente, o volume coletado em todo o país representa de 55% a 60% da real demanda nacional. Em Mato Grosso, em 2014, 1.798 mulheres doaram 1,4 mil litros de leite materno, que beneficiaram 1,1 mil bebês.

O Hospital Infantil e Maternidade Femina é um dos postos de coleta de leite materno em Cuiabá e é associado ao Banco de Leite do Hospital Universitário Júlio Muller. As doações são recebidas durante todo o ano.

Para doar, a lactante deve estar saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação e na doação, além de apresentar os exames iniciais do acompanhamento gestacional, como o de Sífilis, HIV, Toxoplasmose e Rubéola.

 

COLETA – As doações podem ser feitas a partir do parto até enquanto a mulher produzir leite. O frasco para armazenamento deve ser de vidro, de boca larga e com tampa de plástico (do tipo café solúvel), deve-se retirar o rótulo e o papel de dentro da tampa. A coleta pode ser feita tanto manualmente ou com uma bomba (ambas devem ser esterilizadas) - e realizada várias vezes ao dia.

"A interessada pode vir até a Femina com os exames, preencher uma ficha cadastral e já pode fazer a primeira coleta aqui mesmo. Também repassamos orientações da maneira correta de fazer o procedimento em casa", explica a coordenadora de Nutrição da Femina, Nilvia Santos.

Após coletado, o leite materno doado é encaminhado ao Banco de Leite do Hospital Universitário Júlio Muller, onde é pasteurizado e redistribuído para atender as necessidades da UTI's neonatais.

De acordo com o Ministério da Saúde, o banco de leite é um centro especializado vinculado a um hospital materno ou infantil que promove o aleitamento materno e realiza atividades de coleta, processamento e controle de qualidade das doações.

Mais informações pelos telefones: (65) 2128-9064/9183


Assessoria de Imprensa Femina - ZF Press

Fonte:Assessoria