Notícias

Procedimento que simula evacuação e resgate é realizado no pronto atendimento

06 de Jun de 2018

Em uma manhã mais agitada que o normal, a equipe do Hospital Infantil e Maternidade Femina – mais precisamente os setores de atendimento, segurança, administração, enfermagem, farmácia e almoxarifado – participaram da simulação de evacuação do piso térreo, onde está localizado o Pronto Atendimento do hospital.
 
Com o objetivo de atender às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a operação teve como propósito o treinamento da equipe de profissionais hospitalares e brigadistas para casos de incêndio.
 
O técnico em segurança do trabalho da Femina, Artur Araújo, destacou a importância de se realizar operações de segurança no ambiente hospitalar – já que é uma forma de transmitir maior segurança à equipe e aos pacientes.
 
“É realmente um treinamento para os funcionários da Femina. O hospital conta com a constante presença de uma brigada de incêndio e consideramos que a simulação é uma maneira dar continuidade à prática dos profissionais de segurança”, explicou.
 
Durante a simulação, foi considerado simbolicamente um principio de incêndio controlado. Na cena, um funcionário foi figuradamente ferido após a descarga elétrica do ar-condicionado e outro indivíduo, que presenciou o episódio, permaneceu em estado de choque. A operação, além de evacuar o Pronto Atendimento, realizou o resgate das duas vítimas.
 
O procedimento contou com o amparo da Polícia Militar e da Máxima, empresa de assessoramento de segurança. Brigadistas instruíram a equipe e os clientes presentes no local. Todos os envolvidos foram previamente avisados da simulação, que durou cerca de 6 minutos.
 
“É um treinamento focado na área de prevenção, que trabalha a brigada de incêndio formada pela própria Femina. A equipe passou por um curso de preparação e a evacuação em incêndio colocou em prática os ensinamentos contemplados”, explicou o diretor da empresa de assessoramento de segurança, Antenor Velasco.
 
Esta foi a primeira vez que o Hospital Infantil e Maternidade Femina realizou a simulação de evacuação para casos de incêndio. A equipe técnica em segurança do trabalho, no entanto, já se prepara para uma próxima operação.
 
“A nossa intenção é simular uma real situação de incêndio para nos precavermos e, no ano que vem, pretendemos realizar um procedimento que envolva elevadores e escadarias – visando a evolução no desempenho da equipe”, declarou Artur Araújo.

Assessoria de imprensa Femina - ZF Press

Fonte:Assessoria