Notícias

“Pega do bebê” é influenciada pelo emocional da mãe e anatomia da mama

09 de Aug de 2018

Existem fatores que são de fundamental importância para a perfeita amamentação. A pega adequada, por exemplo, está muito associada à segurança da mãe, ao desejo de amamentar, ao posicionamento do bebê e à anatomia do mamilo.
 
Com o objetivo de auxiliar as futuras mamães no aleitamento materno, o Hospital Infantil e Maternidade Femina recebeu uma palestra sobre “A Pega do Bebê” na amamentação. A atividade integrou o cronograma da campanha Agosto Dourado – que aconteceu entre os dias 1 a 7 deste mês – e foi apresentada pela fonoaudióloga Rosely de Lima.
 
O ideal, explica a especialista, é que seja feito um “sanduiche” com a mama, movimento que a torna mais achatada, facilitando a pega do bebê. Assim como essa, outras dicas podem ajudar na amamentação; logo, é imprescindível que a futura mamãe adquira os conhecimentos básicos sobre o aleitamento materno para que, assim, se sinta mais segura durante o pós-parto.
 
“É preciso que a mãe seja pré-diagnosticada para que ela saiba qual o tipo de seio que tem – esse é um fator primordial para que a amamentação aconteça. De qualquer forma, pedimos para que as gestantes fiquem tranquilas durante a gravidez e estudem o assunto. Seja lá qual for o tipo do bico do peito, é possível que uma situação adversa seja revertida por bons profissionais”, explicou Rosely.
 
A PEGA – A pega adequada não está unicamente associada à anatomia do mamilo, ela também se relaciona à segurança e ao emocional da mãe, ao posicionamento do bebê durante a mamada e à vontade de amamentar.
 
Dentre os formatos dos seios – assunto que foi amplamente abordado na palestra –, o mamilo invertido é aquele que mais preocupa as mamães e dificulta o processo de aleitamento materno. No entanto, segundo a fonoaudióloga, já existem recursos que podem auxiliar nestes casos.
 
“Existe uma bombinha que ajuda no processo de formação do bico. É uma ferramenta que vai trazer o bico para fora e, imediatamente, o bebê é colocado para mamar. Assim, o neném faz o papel de formar o bico e a ferramenta facilita nesse desenvolvimento”, reiterou a especialista.
 
Dilemas da amamentação, como a preferência do bebê por um lado do peito, também foram abordados durante o módulo. A fonoaudióloga ressaltou que a troca de posição do bebê durante as mamadas pode ser um aliado para uma amamentação mais generosa.
 
“Se ele prefere um lado do peito, o que acontece com bastante frequência, é aconselhada a mudança de posição para a amamentação cruzada. Desta forma, o bebê terá a sensação de que está mamando do lado preferido, mas em outro seio”, sugeriu.
 
AGOSTO DOURADO – A campanha Agosto Dourado aconteceu durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, entre os dias 1 a 7 de agosto, e buscou atrair atenção para o nobre ato de amamentar.
 
Na Femina, que além de maternidade é um ponto de coleta de leite materno, foram realizadas ações voltadas exclusivamente para a amamentação e recebimento de doação de leite.
 
Assessoria de imprensa Femina - ZF Press

Fonte:Assessoria