Notícias

Femina realiza atividades no mês dedicado ao controle de infecção hospitalar e higienização das mãos

14 de May de 2021

Celebrar o Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar (CCIH), em 15 de maio, tem um significado mais que especial em 2021. Ainda em época de pandemia da Covid-19, o setor das unidades de saúde tem mais relevância, adquirindo práticas de prevenção e contenção de doenças infecciosas.

Em Cuiabá, o Hospital e Maternidade Femina está promovendo, durante todo o mês de maio, diversas atividades relacionadas ao controle das infecções hospitalares e também da higienização das mãos, em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em 05 de maio.

Segundo a infectologista do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital e Maternidade Femina, Kadja Samara Sousa do Nascimento Leite, as atividades desenvolvidas com toda a equipe são dinâmicas e interativas, buscando como foco principal os temas da higienização das mãos e do controle das infecções hospitalares, importantes e fundamentais nas unidades de saúde.

“Estamos realizando atividades com jogos, bate-papos, músicas, vídeos e também treinamentos específicos, mas sempre com a dinâmica de apresentar algo lúdico, mais leve para participação de toda a equipe”, enfatiza a infectologista. Para auxiliar nessas atividades, a Femina conta com o apoio de parceiros que atuam com produtos de desinfecção hospitalar, que ministrarão treinamentos na terceira semana de maio.

Os profissionais que atuam no setor de infecção têm entre suas responsabilidades fazer a busca ativa e vigilância das infecções hospitalares entre os pacientes, monitoramento e controle de surtos, educação continuada dos profissionais de saúde, controle de pragas, monitoramento dos serviços de limpeza e desinfecção, entre outras ações que definem medidas de controle.

Quanto à higiene das mãos, Kadja reforça que nunca foi tão necessária para evitar a contaminação de doenças como a Covid-19. "A prática, de extrema importância para quem trabalha em unidades de saúde, também se tornou, junto com a máscara de proteção facial, a medida mais importante para toda a população", justifica a médica. 

A higienização das mãos também é a forma mais simples e efetiva de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar. Pode ser por meio de higienização com água e sabão ou por meio de fricção com álcool 70%. "Essa recomendação vale tanto para profissionais de saúde quanto para visitantes e também pacientes", conclui a infectologista.
 
Sobre o Dia 15 de maio

Instituído pela Lei nº 11.723/2.008, o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares. Adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar, a infecção pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública.

 

Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa