Notícias

Árvore da Gratidão traz mensagens de incentivo à higienização das mãos

18 de May de 2021

No mês dedicado à importância da higienização das mãos, o Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, reforça a necessidade dessa prática, por meio de várias atividades realizadas com toda a equipe. 
 
Uma dinâmica que contou com participação de todos os colaboradores do hospital foi a produção de mensagens sobre a conscientização da higienização das mãos, fixadas em uma árvore da gratidão. 
 
A atividade motivou um concurso para escolher a melhor frase produzida pelos colaboradores para estampar o tema da campanha na unidade.
 
A frase “Higienize suas mãos, porque é o primeiro ato de amor e respeito a você e a quem você ama”, do colaborador Itamar Prado, foi a vencedora do concurso. 
 
Vigia noturno do Pronto Atendimento da Femina, desde 2014, Itamar se inspirou na própria vivência para produzir a frase. Ele conta que ao presenciar muitos pacientes e familiares chegarem aflitos na unidade de saúde, pensou em como um simples ato, o de lavar as mãos, pode salvar muitas vidas.
 
“Pensei em uma frase que poderia dar força para as pessoas quando lessem. Muitas chegam aflitas ao hospital e poderiam evitar algumas doenças com o simples gesto de lavar as mãos, que é uma demonstração de amor a si e aos seus familiares”, explicou.
 
O colaborador também sentiu gratidão pela iniciativa do hospital em realizar a campanha e aguarda novas participações com a equipe. “Fiquei muito feliz e agradecido, espero que ocorram mais campanhas como essa, com interações entre todos os colaboradores”, frisou Itamar. 
 
A campanha foi idealizada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Femina, com a supervisão da infectologista do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital, Kadja Samara Sousa do Nascimento Leite.
 
“A árvore da gratidão foi montada com mensagens positivas, pensadas por cada colaborador do hospital, uma dinâmica que alerta para as boas práticas de higienização, com a interação de toda a equipe”, lembrou a infectologista.
 
Celebrações
 
Outras atividades desenvolvidas pela Femina durante o mês de maio, alusivas às comemorações do Dia Mundial de Higienização das Mãos (05.05) e Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar (15.05), envolvem treinamentos, jogos, bate-papos, músicas e vídeos, entre a equipe, reafirmando a importância da conscientização sobre a higienização das mãos, necessária para evitar a contaminação de doenças como a Covid-19 e alertando sobre a importância do controle das infecções hospitalares.

Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa