Dia Mundial do Alzheimer: doença afeta 1,2 milhão de pessoas no país
21 de Sep de 2021
Doença degenerativa, progressiva e irreversível, a doença de Alzheimer afeta 1,2 milhão de pessoas no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer.
O Alzheimer não tem cura e um dos seus principais sintomas é a perda progressiva da memória, provocada pela morte dos neurônios. Quando diagnosticado no início, o paciente pode receber um tratamento médico adequado, aumentando sua qualidade de vida e adiando sintomas mais graves.?
A Associação Internacional do Alzheimer (ADI) instituiu o dia 21 de setembro como o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. A entidade lança na data um relatório mundial sobre a doença, se concentrando no diagnóstico e abordando questões importantes para os sistemas de saúde, governos, gestores e pesquisadores.
Apresentada em 1906 pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer (1864-1915) durante um Congresso Científico na Alemanha, a doença do córtex cerebral, atinge cerca de 50 milhões de pessoas no mundo.
As causas do Alzheimer não são totalmente conhecidas, porém, alguns estudos citam fatores como pré-disposição genética, escolaridade, hipertensão, diabetes mellitus, acidente vascular cerebral (AVC) prévio, colesterol aumentado e idade avançada.
Hábitos de vida saudáveis podem prevenir o surgimento da doença, como:
- Leitura diária de diversos assuntos, mantendo a mente ativa;
- Praticando exercícios físicos diários;
- Evitar bebidas alcoólicas (uso moderado e esporádico);
- Não fumar;
- Evitar alimentos ultraprocessados, frituras, gorduras hidrogenadas, excesso de sal, excessos de açúcar, e farinha refinada.
Especialistas indicam o consumo de alimentos naturais, temperos e ervas aromáticas, e alimentos fontes de gordura boa, como abacate, castanhas, peixes, azeite de oliva, linhaça, frutas, verduras e cereais integrais.
Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa