Notícias

Femina volta a disponibilizar sala especial para parto humanizado

29 de Sep de 2021

As gestantes de Cuiabá e região já podem contar com a sala de parto humanizado do Hospital e Maternidade Femina, na Capital, reaberta depois da diminuição das internações de casos graves de Covid-19 em Mato Grosso. Referência em saúde, conforto e qualidade, o hospital informa que o leito próprio para partos humanizados voltou a funcionar normalmente.
 
Segundo a médica Fernannda Pigatto Vilela, diretora-técnica da Femina, o espaço foi cedido para colaborar como leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes vítimas do novo coronavírus e com a queda no número de internações graves, registrados em setembro, a sala de parto voltou a ser utilizada em sua função original.
 
"Nossa sala de parto humanizado conta com espaços modernos, desenvolvidos para oferecer às mães, acompanhantes e bebês toda segurança e conforto necessários nesse momento único e sublime de suas vidas", destaca a médica pediatra e neonatologista.
 
Parto Humanizado
 
O parto humanizado deve ocorrer com total respeito à mãe e ao bebê, ou seja, é sobre acolher e apoiar, fornecendo uma experiência agradável e tranquila, proporcionando autonomia da mulher durante todo o processo.
 
Ao contrário do que se imagina, o parto humanizado também pode ser feito por cesária, já que a expressão significa que a mulher tem controle sobre como e em qual posição deseja e se sente confortável para o nascimento do seu bebê, se quer receber anestesia ou não. Todos os detalhes da evolução do trabalho de parto como o tipo de anestesia, luz, som ou a presença de familiares são inteiramente decididos pela gestante.
 
Outro detalhe importante sobre o parto humanizado em um hospital é a presença do obstetra e da equipe multidisciplinar (neonatologista, enfermeira, entre outros), que garante a segurança da mãe e do recém-nascido, mesmo quando a grávida deseja pouca ou nenhuma intervenção no momento do parto, evitando intercorrências.
 
Sobre a Femina
 
O Hospital e Maternidade Femina atua há 43 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa