Notícias

Outubro Rosa: Diagnóstico precoce e prevenção são as melhores formas de evitar o câncer de mama

13 de Oct de 2021

No mês dedicado à conscientização ao câncer de mama, surge a importância de alertar as mulheres sobre o hábito de se cuidarem, prevenindo não só a ocorrência do câncer, mas de vários problemas de saúde, que se aliado a um diagnóstico precoce, favorece a cura em quase 100% dos casos. É o que explica o médico oncologista André Crepaldi, que atende no Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá.
 
“O câncer de mama é o principal tipo de câncer que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, mas apesar do nome, câncer tem tratamento. Tumores diagnosticados precocemente conseguem uma cura praticamente próxima a 100%, e é esse o objetivo, quanto menor o tumor, maior a probabilidade de cura”, afirma.
 
De acordo com o oncologista, a campanha Outubro Rosa é extremamente importante porque tirou o estigma de se falar em câncer na sociedade, em especial, o de mama, e levou as mulheres a criarem grupos de apoio e orientação mútua. 
 
“O autoexame é muito divulgado para que a mulher conheça a sua mama, a textura, conheça seu corpo e qualquer anormalidade procure o médico, mas isso não substitui as recomendações de prevenção do Ministério da Saúde e da Sociedade de Mastologia”, informa o oncologista, acrescentando que a mamografia ainda é o melhor exame para detectar o câncer de mama.
 
A recomendação da Sociedade de Mastologia Brasileira é que mulheres a partir dos 40 anos façam o exame de mamografia anualmente, mas o Instituto Nacional do Câncer sugere a partir dos 50 anos, a cada dois anos, em casos sem histórico familiar.
 
Mulheres do grupo de risco, com histórico familiar da doença em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos, devem ser avaliadas pelo médico, que poderá solicitar o rastreamento mais cedo. Outros exames como ultrassom e ressonância das mamas só são realizados se aparecer algo na mamografia.
 
A diretora-técnica da Femina, Fernannda Pigatto Vilela, médica pediatra e neonatologista, destaca que todos os anos o hospital realiza vários ações voltadas ao Outubro Rosa para as colaboradoras, comunidade e pacientes. 
 
Hábitos Saudáveis
 
Segundo pesquisa elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (aproximadamente 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.  
 
“As medidas de saúde valem para todas as doenças, mas para o câncer de mama isso já é bem estabelecido, como por exemplo, que a mulher mantenha o peso adequado, com uma dieta saudável, rica em fibras, com pouca gordura, poucos industrializados, menos açúcar, atividade física pelo menos 3 vezes na semana, não fumar, reduzem em até 30% o risco de câncer”, reitera o oncologista André Crepaldi.
 
Ainda conforme o médico, apesar do avanço dos métodos diagnósticos e de medicamentos, medidas simples, que dependem do próprio indivíduo é de extrema importância e com grandes impactos na saúde.
 
Sobre a Femina
 
O Hospital e Maternidade Femina atua há 43 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.
 

Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa