Notícias

Prematuridade de recém-nascidos é debatida durante campanha ‘Novembro Roxo’

16 de Nov de 2021

O nascimento prematuro de bebês é a principal causa de mortes, entre crianças de até cinco anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade define como prematuridade o nascimento antes de 37 semanas de gestação. 
 
Neste mês, o tema é debatido nos hospitais, maternidades e pelos órgãos governamentais, enfatizando sobre a qualidade do atendimento oferecido aos prematuros e suas famílias, apontando sobre a importância de políticas públicas de prevenção, humanização do cuidado e por tratamentos adequados e de alcance igualitário. As ações da campanha Novembro Roxo concentram-se principalmente em 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade.
 
Em Mato Grosso, o Hospital e Maternidade Femina, de Cuiabá, referência em pré-natal e partos de bebês, abraça a campanha e promove ações de conscientização, informando a sociedade à respeito das consequências do nascimento antecipado do bebê.
 
“O pré-natal é uma forma de prevenir o nascimento prematuro, pois durante as consultas são realizados exames e acompanhamento para saber o estado de saúde da mãe e do bebê. Através dessa rotina, conseguimos apontar se a paciente é de alto risco e informar sobre a necessidade de optar pelo parto em um centro que tenha terapia intensiva e uma equipe multidisciplinar para prevenir complicações”, esclarece a pediatra e neonatologista Fernannda Pigatto Vilela, diretora-técnica da Femina.
 
A pediatra alerta que a prematuridade pode levar a problemas graves de saúde para a criança, como infecções e sequelas, por isso, a assistência de equipe médica hospitalar deve continuar até a alta do bebê da UTI Neonatal.
 
“Na Femina, essa assistência é realizada de forma humanizada e respeitosa, queremos estabelecer uma relação de confiança com a família, inserindo-a como parte fundamental no processo de cuidado e recuperação do bebê”, ressalta.
 
De acordo com a OnG Prematuridade.com, o Brasil ocupa o 10º lugar no mundo, na lista com mais bebês que nascem antes do tempo ideal, registrando, por ano, 340 mil nascimentos prematuros.
 
Sobre a Femina
O Hospital e Maternidade Femina atua há 41 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos.

Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa