Notícias

‘Manejo da Fibrose Cística’ é tema de sessão científica promovida pela Femina

08 de Mar de 2022

“Manejo da Fibrose Cística” é o tema da próxima sessão científica promovida pelo Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, nesta quinta-feira (10.03), aos profissionais da saúde e interessados. O evento gratuito on-line inicia às 19h30, com link a ser disponibilizado no dia. A participação é pelo Teams.
 
A sessão científica será apresentada pelos médicos especialistas, Dayse do Valle Oliveira, gastropediatra, integrante do Centro de Fibrose Cística de Mato Grosso, do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) e Arlan de A. Ferreira, pneumopediatra, coordenador do Centro de Referência em Fibrose Cística de Mato Grosso.
 
Doença genética crônica, a fibrose cística afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. É a enfermidade genética grave mais comum da infância, atingindo cerca de 70 mil pessoas em todo o mundo.
 
Entre os sintomas estão tosse persistente, muitas vezes com catarro, infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite, chiados no peito ou falta de fôlego, baixo crescimento ou pouco ganho de peso, apesar de bom apetite, diarréia, surgimento de pólipos nasais, baquetamento digital (alongamento e arredondamento na ponta dos dedos) e suor salgado.
 
O diagnóstico é identificado no Teste do Pezinho e através de exames genéticos ou do Teste do Suor.
 
A diretora-técnica da Femina, Fernannda Pigatto Vilela, ressalta a importância desses debates com especialistas para falar dos últimos métodos e diagnósticos no combate às doenças da infância.
 
“O objetivo do evento é propor educação continuada e difundir ações e mecanismos que possam contribuir para a saúde dos pacientes e suas famílias”, frisa a médica pediatra e neonatologista.
 
SERVIÇO
Sessão científica: “Manejo da Fibrose Cística”
Data: 10.03 (quinta-feira)
Horário: 19h30
On-line, pelo Teams (o link será disponibilizado no dia)
 
Sobre a Femina
O Hospital e Maternidade Femina atua há 43 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.
 

Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa