Notícias

Infecção no trato urinário no período neonatal é uma das mais frequentes nos bebês

16 de May de 2022

As sessões científicas do Hospital e Maternidade Femina continuam acontecendo todos os meses, visando incentivar a educação continuada e a troca de experiência entre médicos e interessados na área. Nesta terça-feira (17.05), o tema será sobre "Infecção no trato urinário no período neonatal", com a nefrologista pediátrica Ana Carolina Dahmer. O evento é on-line e gratuito, com início às 19h30. A participação é pelo Teams, com link a ser disponibilizado no dia.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a infecção de trato urinário (ITU) constitui uma das infecções bacterianas mais frequentes em Pediatria. É, provavelmente, a infecção bacteriana mais prevalente no bebê. "O diagnóstico precoce da ITU previne e minimiza a formação e progressão da cicatriz renal, principalmente nos recém-nascidos, mais suscetíveis à formação de cicatrizes, que como consequência poderão levar à hipertensão e/ou insuficiência renal crônica numa fase mais tardia", explicou a diretora-clínica da Femina, Fernannda Pigatto Vilela, médica pediatra e neonatologista.
 
Ainda, de acordo com a SBP, a infecção de trato urinário é uma doença que acomete principalmente o sexo feminino podendo chegar a 20:1 casos, embora, do período neonatal até os seis meses de idade pode haver predominância no sexo
masculino. O aumento da incidência ocorre entre três e cinco anos de idade, havendo outro pico na adolescência, muito provavelmente devido às alterações hormonais (que favorecem a colonização bacteriana) e, em alguns casos, início precoce de atividade sexual. Tende à repetição podendo ocorrer novo episódio em cerca de 40% das pacientes. A recorrência é mais rara no sexo masculino.
 
As próximas sessões científicas estão programadas para os dias 07 de junho, sobre "Sífilis congênita: diagnóstico e tratamento no período neonatal", e 05 de julho, sobre "Hipoglicemia neonatal x Hiperglicemia neonatal", sempre às 19h30, pelo Teams. 
 
SERVIÇO
Sessão científica - Tema: “Infecção no trato urinário no período neonatal”
Data: 17.04 (terça-feira)
Horário: 19h30 (de MT)
On-line, pelo Teams (o link será disponibilizado no dia)
 
Sobre a Femina
O Hospital e Maternidade Femina atua há 43 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa