Notícias

AÇÕES SCIH - Campanha de Higienização das mãos

26 de Dec de 2022

Em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado no dia 05 de maio, difundida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o SCIH promoveu, durante duas semanas, atividades educativas e lúdicas, no auditório da Femina e percorrendo as unidades assistenciais, para reforçar o tema da campanha: “Contra Infecção a Mágica é a Higiene de Mãos”
 
A higienização das mãos é uma técnica mundialmente conhecida como uma das ações mais importantes para prevenir doenças. A aplicabilidade dessa ação qualifica o cuidado e reduz o impacto econômico para pacientes e sistemas de saúde, diminuindo eventos infecciosos. Além de causar sofrimento para os pacientes e seus familiares, as infecções relacionadas à assistência à saúde consomem recursos que poderiam ser gastos com medidas preventivas ou outras prioridades.
 
Nesta edição foram realizadas dinâmicas tipo Quiz, com perguntas sobre a importância da higiene das mãos e os vencedores ganharam brindes. Por participação, todos receberam um frasco de álcool gel de bolso personalizado com o slogan da campanha. 
 
Além disso, o SCIH sentiu necessidade de fazer algo diferente para atingir mais e melhor todas as áreas do hospital sobre o tema. Foi assim que surgiu a ideia de uma paródia de funk para reforçar a importância da higienização das mãos no ambiente hospitalar. 
 
Um vídeo parodiando o sucesso do grupo Os Hawaianos, “Desenrola, Bate, Joga de Ladin”, virou na versão do hospital o funk “Ensaboa, Lava, Seca Direitin”. O vídeo mostra vários profissionais da Femina dançando a música, ensinando a técnica de higienização das mãos.
 
Segundo a enfermeira Raquel Jorge Cabral, do SCIH, a higienização das mãos é um dos atos mais efetivos na prevenção de doenças. “Por isso nos cabe adotá-la como um hábito permanente e frequente para prevenir a transmissão de microrganismos”. 
 
Ela ressalta ainda que a higienização das mãos, principalmente no âmbito hospitalar, deve acontecer nos cinco momentos, conforme preconiza a ANVISA e a OMS, e pode ser realizada com água e sabão e durar de 40 a 60 segundos. Já com uso do álcool 70% em gel ou solução o tempo é um pouco menor, de 20 a 30 segundos.
 
“Todas as atividades desenvolvidas na campanha visaram a prevenção da transmissão de infecções, em especial aquelas relacionadas à assistência à saúde”, reforça Raquel. 
 

Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa