Notícias

AÇÕES SCIH - Dezembro Vermelho chama a atenção para as infecções sexualmente transmissíveis

26 de Dec de 2022

A campanha Dezembro Vermelho chama a atenção da população para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), principalmente a causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico responsável pelas defesas do organismo e causa a Aids, a síndrome da imunodeficiência humana.
 
A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, de modo integrado com a equipe de Segurança do Trabalho, promovendo palestras e atividades educativas, e veiculação de campanhas em redes sociais.
 
“Todas as pessoas que têm vida sexual ativa, sem proteção, podem estar infectadas pelo HIV e não saber, já que na maior parte das vezes não há sintomas no início. É importante realizar testes para saber se a pessoa está infectada e, em caso positivo, dar início ao tratamento que não deve ser interrompido”, ressaltou a médica infectologista Kadja Samara.
 
Segundo a equipe do SCIH, ainda é um grande desafio conscientizar a população sobre as formas de prevenção e busca por testes e tratamento precoce. Por isso, campanhas como Dezembro Vermelho ajudam a esclarecer sobre a importância dos exames de rotina, contribuindo para o diagnóstico precoce e tratamento adequado para que a pessoa viva com o vírus sem desenvolver a doença.
 

Fonte:Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa