Notícias

Verão e férias escolares pedem atenção especial às crianças para evitar afogamentos

18 de Jan de 2023

Desde o início das férias escolares, aumentaram as notícias de afogamentos envolvendo crianças. Em Mato Grosso, além das férias, o calor predomina praticamente o ano todo, aumentando ainda mais a movimentação de crianças e adolescentes em lagos, rios e piscinas, crescendo também o risco de afogamentos. Infelizmente, nem sempre os casos ficam só no susto. 
 
As crianças são as principais vítimas de afogamentos, sendo esta, a primeira causa de morte de menores de 1 a 4 anos e a segunda de óbitos entre a população de 5 a 9 anos, indicam dados alarmantes da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).
 
“Os dados também citam que quatro crianças morrem diariamente no Brasil vítimas de afogamentos, isso é muito preocupante, um alerta para nós”, destaca a pediatra do Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, Miriane Rondon.
 
De acordo com a pediatra, o período de verão, entre novembro e março, coincide com a época de férias escolares, fazendo com que as crianças frequentem muito mais piscinas, rios e lagos. “Na maioria dos casos, os acidentes são registrados nesses locais”, explica.
 
Como prevenção é primordial, aos pais ou responsáveis, que sempre acompanhem as crianças em ambientes aquáticos. “Em qualquer lugar com água, a criança tem que estar a um braço de distância do responsável e essa pessoa não deve ser o irmão mais velho, é importante frisar que deve ser um adulto”, orienta a médica.
 
A pediatra também salienta que é necessário ficar atento quanto às normas de proteção nas piscinas de clubes e residências, pois estas devem ter grades. Além dessas recomendações, a pediatra sustenta que mesmo que não tenha piscina em casa, baldes, bacias e banheiras devem estar em ambientes seguros.
 
“Baldes, bacias e banheiras são gatilhos para o afogamento de crianças, por isso, devem ser esvaziados assim que forem usados”, comenta. 
 
Por fim, a médica ressalta que os pequeninos nunca devem ser deixados sozinhos em banheiros. “O responsável sempre deve deixar à mão toalha, sabonete, shampoo, para não sair do ambiente e a criança ficar sozinha. Se precisar sair, leve a criança junto”, conclui Miriane.

Fonte:Assessoria de Imprensa - Hospital Femina