Notícias

Pediatra alerta para sintomas de câncer infantojuvenil e destaca importância do diagnóstico precoce

14 de Feb de 2023

Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer Infantil, reforçando para os sinais e sintomas do câncer nas crianças e adolescentes

Para o triênio de 2023 a 2025, aproximadamente 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil serão diagnosticados no Brasil. Isso equivale a um risco estimado de 134,81 casos por milhão de crianças e adolescentes, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O Dia Mundial de Luta Contra o Câncer Infantil tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença e chamar a atenção para os sinais e sintomas, para que possam ser detectados o mais cedo possível.

O diagnóstico precoce da doença é de extrema importância, pois aumenta em até 80% as chances de cura, informa a pediatra Miriane Rondon, do Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá.

“Além de apoiar as crianças, os adolescentes e as famílias, a data tem o objetivo de alertar para o diagnóstico precoce, pois quanto antes se inicia o tratamento, maiores são as chances de cura”, explica a pediatra.

Ela ressalta que o câncer infantojuvenil corresponde à proliferação descontrolada de células anormais, que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

Entretanto, a médica destaca que os tipos mais frequentes de tumores na infância e na adolescência são as leucemias (no sangue), os linfomas (sistema linfático) e os que atingem o sistema nervoso central (câncer no cérebro).

“Mas, diferente do câncer nos adultos, que temos como prevenir, por exemplo, evitando o tabagismo, o câncer na infância tem causas desconhecidas na maioria das vezes”, frisa Miriane.

Sintomas

As consultas frequentes ao pediatra são fundamentais, principalmente porque os sintomas do câncer infantil muitas vezes são parecidos com os de doenças comuns entre as crianças.

“Primeiro, é preciso destacar a visita frequente ao pediatra, realizar o acompanhamento com o profissional de confiança, aquele que a criança sempre vai, pois ele irá identificar alguma alteração e encaminhar a criança para investigação e tratamento especializado”, afirma a médica.

Porém, a pediatra aponta alguns sintomas que os pais ou responsáveis devem atentar na criança. São eles: palidez, sangramento espontâneo, hematomas, dor óssea, caroços e inchaços, febre persistente, suor noturno, alterações nos olhos (pupilas esbranquiçadas), estrabismo, perda de equilíbrio, tontura, fadiga, cansaço, letargia, alterações no comportamento da criança, dor de cabeça, vômitos persistentes, perda de peso, dor em membros e inchaço sem traumas.

Tratamento

Quando diagnosticado, o câncer infantil causa grande impacto na vida das crianças, adolescentes e familiares, por isso, o atendimento e tratamento devem ser realizados em centros especializados por profissionais aptos e por equipe multidisciplinar.

“É preciso ter acompanhamento com equipe multidisciplinar, com psicóloga, psicopedagoga, serviço social, porque toda a rotina da família e da criança muda. Neste período de tratamento, é essencial ter o suporte emocional, e o mais importante, esclarecer que as chances de cura são altas, em torno de 80% se o diagnóstico for precoce”, finaliza Miriane.

Sobre a Femina

O Hospital e Maternidade Femina atua há 43 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Fonte:Assessoria de Imprensa - Hospital Femina