Notícias

‘Crianças precisam ser vacinadas contra a gripe para impedir casos graves’, alerta pediatra

14 de Apr de 2023

Essencial para proteger a saúde das crianças a partir dos 6 meses de idade, a vacina contra a Influenza (gripe) reduz as chances de infecção, hospitalização e até mesmo morte. Em Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT) iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no dia 10 de abril. A pasta recebeu um total de 364 mil doses destinadas à imunização contra o vírus da gripe.
 
Crianças de 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) fazem parte do grupo prioritário e devem receber a dose gratuitamente nos postos de saúde dos municípios. 
 
Conforme a pediatra Miriane Rondon, do Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, o público infantil é considerado vulnerável à ação do vírus Influenza, podendo evoluir para casos graves, especialmente em crianças com menos de 2 anos. Por isso, a importância da vacinação é inquestionável.
 
“Bebês com menos de 2 anos e aquelas crianças que tenham doenças crônicas pulmonares, cardiovasculares ou renais estão entre aquelas que possuem risco aumentado de complicações por Influenza e, portanto, devem ser vacinadas. Além disso, a vacinação também está disponível na rede privada para pessoas de outras faixas etárias", reforça a médica.
 
Ela observou um aumento nos casos de crianças com sintomas de gripe nos Prontos Atendimentos e acredita que a doença tende a se intensificar durante o outono e inverno.
 
“A incidência maior, com picos, acontece na estação de outono/inverno, porém, esse ano, temos observado um aumento dos casos já em março e abril”, justificou.
 
A pediatra também ressalta que os sintomas da Influenza são mais intensos do que os de um resfriado comum, como mal-estar, febre, dores musculares, dor de garganta, tosse, coriza, dor de cabeça e cansaço.
 
“Em média, os sintomas da Influenza duram por cerca de 7 dias, enquanto os sintomas do resfriado normalmente persistem por aproximadamente 4 dias. A vacinação contra a Influenza é uma das formas mais eficazes de prevenção contra essa doença”, atesta a pediatra.
 
Nas crianças, além de prevenir a doença dos casos graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a vacinação impede também que elas transmitam o vírus para adultos e idosos, contribuindo para a redução dos índices de contágio das pessoas que convivem com elas.
 
Outros grupos prioritários
 
Também integram o grupo prioritário para vacinação contra a Influenza, as gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e caminhoneiros.
 
Sobre a Femina
 
O Hospital e Maternidade Femina atua há 43 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Clínica-Geral e Pronto Atendimento com Plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Fonte:Assessoria de Imprensa - Hospital Femina