Notícias

Femina é referência na prevenção de infecções, aponta Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

19 de Jun de 2023

O Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, tem se destacado por seus excelentes resultados na prevenção de infecções hospitalares, superando unidades de saúde de Mato Grosso e no Brasil. De acordo com os índices divulgados pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a unidade de saúde tem apresentado taxas baixas por infecções em comparação com os índices nacionais e estaduais.
 
Conforme a infectologista Kadja Samara Sousa do Nascimento Leite, coordenadora do SCIH do Hospital e Maternidade Femina, as infecções relacionadas à assistência à saúde estão associadas a um aumento na morbidade, mortalidade e custos dos cuidados. 
 
“Na Femina, implementamos rotinas de segurança para minimizar o risco de infecções de sítio cirúrgico, seguindo as recomendações do programa de cirurgia segura. Essas rotinas incluem medidas essenciais durante as etapas críticas do atendimento”, explica a médica. 
 
Ela ressalta que após a alta, os pacientes submetidos a cirurgias limpas, como neurológicas, cardíacas, protéticas e cesarianas, são monitorados por meio de busca ativa e avaliação de reinternações após os procedimentos cirúrgicos. Esses indicadores são calculados mensalmente, permitindo comparações com outras instituições do estado e com os dados nacionais.
 
"A segurança e o bem-estar dos nossos pacientes são sempre prioridade máxima para nós", afirma a diretora-clínica da Femina, Fernannda Pigatto Vilela. "Estamos comprometidos em implementar as melhores práticas de prevenção de infecções, garantindo que nossos pacientes recebam um atendimento de qualidade e seguro”, completou.
 
Para ela, a conquista desses índices no controle de infecções hospitalares ressalta a dedicação e o profissionalismo da equipe do Hospital e Maternidade Femina. "Além de oferecer um ambiente acolhedor e serviços de qualidade, a instituição tem se destacado como referência em prevenção de infecções, proporcionando tranquilidade aos pacientes e seus familiares", conclui Fernannda. 
 
Sobre a Femina
 
O Hospital e Maternidade Femina atua há 43 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Fonte:Assessoria de Imprensa - Hospital Femina