Notícias

Femina comemora ‘Agosto Dourado’ com palestra gratuita sobre os ‘Desafios da Amamentação’, no dia 17

08 de Aug de 2023

Em comemoração ao "Agosto Dourado", mês dedicado à amamentação, o Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, promove uma série de ações com informações valiosas sobre a importância da amamentação. Dentre as atividades, estão a palestra "Os Desafios da Amamentação: Conversando com especialistas", que será realizada no dia 17.08 (quinta-feira), às 14h30, no auditório da Femina. Também vai acontecer uma ação interna, voltada aos profissionais que atuam com o aleitamento materno.
 
A participação na palestra é gratuita e aberta ao público para todas as mamães e futuras mamães interessadas em conhecer mais sobre o tema. No entanto, é importante ressaltar que as inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo link https://linktr.ee/hospitalfemina, disponível na bio do Instagram @feminacuiabaoficial.

A palestra contará com a participação de renomadas especialistas na área da saúde materno-infantil. Estarão presentes a psicóloga Fabiane Espíndola de Assis, especialista em psicologia perinatal e obstétrica; a enfermeira Isadora Ribeiro, consultora em amamentação; e a médica Fernannda Pigatto Vilela, pediatra e neonatologista; e a doula Keline Paula. Juntas, elas irão compartilhar conhecimentos e experiências relacionadas à amamentação.

De acordo com a psicóloga Fabiane Espíndola de Assis, a ação interna será destinada para sensibilizar a equipe e aprimorar as técnicas para manejo e abordagem das pacientes, buscando proporcionar maior qualidade para ambos os lados.

Já na palestra do dia 17, serão abordadas diversas questões que permeiam essa fase do puerpério de forma acolhedora, cuidando da saúde mental das mães. As especialistas vão discutir os desafios enfrentados pelas mães no aspecto físico e emocional durante o período de amamentação.
 
“A maternidade é uma fase repleta de desafios e renúncias, com fragilidade psicológica desde a gestação ao pós-parto, exigindo cuidados para evitar o esgotamento mental”, explica a psicóloga, informando ainda que cuidar das mães é essencial para a saúde da família e do bebê, sendo a amamentação fundamental para o vínculo emocional.

Segundo ela, promover a saúde mental no puerpério possibilita vivenciar a maternidade com mais leveza. "A palestra é uma oportunidade para as participantes conhecerem outras histórias e compartilharem seus desafios e conquistas.
 
Apoio à mãe

A doula, profissional responsável por acompanhar a gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto, além de oferecer suporte emocional e conforto, encoraja e dá apoio à mãe nessa fase tão delicada da vida da mulher.

"Acredito que é essencial discutirmos as dificuldades que as mães enfrentam nessa fase tão importante para a saúde e desenvolvimento dos nossos bebês", destaca a doula Keline Paula.

A enfermeira Isadora Ribeiro, especialista em amamentação, explica que o evento será fundamental para as mães, pois trará informações sobre os inúmeros desafios que podem surgir nessa jornada, interferindo na continuidade da amamentação.

“A troca de experiências e o contato com especialistas são fundamentais para que as mães se sintam amparadas e encorajadas a prosseguir com o aleitamento materno”, justifica a enfermeira.

Além de informar, o encontro pretende unir as mamães a outras mulheres para juntas compartilharem experiências e, assim, conseguirem viver essa fase de forma mais saudável e feliz.
 
Sobre a Femina

O Hospital e Maternidade Femina atua há 43 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Serviço
Palestra "Os Desafios da Amamentação: Conversando com especialistas"

Data: 17 de agosto (quinta-feira)
Horário: 14h30
Local: Auditório do Hospital e Maternidade Femina, Rua São Bento, bairro Baú, Cuiabá/MT
Inscrições: https://linktr.ee/hospitalfemina disponível na bio do Instagram @feminacuiabaoficial

Fonte:Assessoria de Imprensa - Hospital Femina