Notícias

Brincadeiras ao ar livre beneficiam desenvolvimento infantil durante as férias, destaca pediatra

05 de Jan de 2024

As férias escolares de janeiro começaram e, com esse período, surge a preocupação dos pais e responsáveis em proporcionar um período de descanso e lazer para as crianças. Nesse contexto, a pediatra Miriane Rondon, que atua no Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, destaca a importância das brincadeiras ao ar livre como um elemento crucial para o desenvolvimento saudável das crianças.
 
Segundo a pediatra, é fundamental que durante o período de férias os pais ou responsáveis dediquem mais tempo para brincar com seus filhos. "Isso não só fortalece a conexão entre pais e filhos, mas também melhora o desempenho e o desenvolvimento da criança. O ato de brincar contribui significativamente para a socialização, ensinando a importância da partilha, com momentos específicos para cada atividade e cultivando a paciência", ressalta. 
 
Além disso, Miriane explica que o brincar não apenas proporciona diversão, como também promove aprendizado e exercício físico para a criança, reduz o sedentarismo e previne a obesidade infantil. 
 
“Ficar muito tempo em frente às telas pode prejudicar a socialização da criança, que precisa brincar e se exercitar”, alerta a especialista. "As crianças devem brincar, e os pais precisam lembrar disso diariamente, priorizando as atividades lúdicas, de preferência ao ar livre", salienta a médica.
 
Para a pediatra, a realização de passeios ao ar livre, como visitas a parques e a realização de piqueniques, promove a conexão da criança com a natureza, deixando-as mais felizes e dispostas. “Essa experiência é mais enriquecedora do que mantê-las em casa, em frente às telas”, frisa.
 
Miriane ressalta ainda que, em passeios que envolvam piscinas e rios, é fundamental contar sempre com a supervisão de um adulto responsável pela criança, além de garantir o uso adequado de protetor solar e roupas apropriadas.
 
Pesquisa
 
As férias escolares, além de proporcionar descanso e diversão representam uma oportunidade benéfica para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, aponta pesquisa da Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP). 
 
De acordo com os pesquisadores, o intervalo entre os períodos letivos melhora a concentração nas aulas subsequentes, enquanto as férias contribuem para a consolidação do conteúdo pelo cérebro infantil.
 
Obviamente, as crianças podem esquecer alguns conceitos mais específicos, mas, de acordo com os cientistas, muitas das informações aprendidas ao longo do ano tornam-se mais claras por meio das brincadeiras.
 
Sobre a Femina
 
O Hospital e Maternidade Femina atua há mais de 40 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Fonte:Assessoria de Imprensa - Hospital Femina