Notícias

Pediatra alerta para aumento de casos de afogamento infantil no verão

26 de Jan de 2024

Com a chegada do verão e as férias escolares em pleno vapor, a pediatra Miriane Rondon, do Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, chama a atenção para um preocupante aumento nos casos de afogamento entre as crianças. A médica ressalta a importância de medidas preventivas por parte dos pais ou responsáveis para garantir a segurança dos pequenos durante as atividades aquáticas.
 
A pediatra destaca que, nesse período do ano, é importante adotar precauções específicas, principalmente em locais que possuam piscinas. 
 
"É fundamental instalar redes de proteção ao redor das áreas aquáticas, como piscinas residenciais, e manter uma vigilância constante. Além disso, é preciso evitar deixar baldes ou banheira com água expostos, são situações que podem representar riscos aos pequenos", alerta.
 
Miriane ainda enfatiza que a supervisão constante é a chave para prevenir acidentes. 
 
"Quando uma criança está em ambientes como piscinas, rios ou mar, é imprescindível decidir antecipadamente quem ficará responsável por monitorá-la. Seja o pai, a mãe ou outro responsável, é necessário que haja um adulto designado para garantir a atenção adequada", reforça a médica.
 
Ela acrescenta também que a comunicação sobre quem está cuidando da criança deve ser clara. “Uma das principais causas de acidentes acontecem quando não temos uma comunicação clara, e ninguém sabe quem está cuidando de fato da criança”, afirma.
 
A conscientização sobre os perigos associados às atividades aquáticas torna-se ainda mais crucial durante o verão, quando as famílias buscam momentos de lazer e diversão em ambientes com água. 
 
"A prevenção é a melhor forma de evitar tragédias, como as que presenciamos nos noticiários. Portanto, é crucial reforçar esses cuidados para proteger as crianças", salienta a pediatra. Ela observa ainda que as crianças não devem ficar sozinhas no banheiro, um ambiente propício para acidentes domésticos.
 
Sobre a Femina
 
O Hospital e Maternidade Femina atua há mais de 40 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Fonte:Assessoria de Imprensa - Hospital Femina