Notícias

Conscientização sobre as ISTs é fundamental durante o período de Carnaval

09 de Feb de 2024

O Carnaval, celebração que reúne um grande número de pessoas, também demanda certo compromisso em relação à saúde. Durante esse período festivo, um motivo de alerta é o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Para prevenir o contágio, o uso de preservativos é a principal recomendação, mas há outros cuidados também muito importantes. O ginecologista Julio Cesar de Souza Filho, do Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, ressalta que as ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, e nos últimos anos houve um aumento nos casos.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1 milhão de pessoas entre 15 e 49 anos contraem ISTs curáveis todos os dias. Essas infecções são transmitidas principalmente por contato sexual desprotegido. "Durante o Carnaval, o uso excessivo de álcool e outras substâncias torna as pessoas mais suscetíveis", destaca o ginecologista.

No Brasil, as principais ISTs incluem o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), o Papilomavírus Humano (HPV), a Sífilis e a Hepatite B. Essas doenças podem causar lesões, inflamações, verrugas ou secreções nos órgãos, podendo, em casos mais graves, evoluir para cirrose, câncer ou até mesmo levar à morte. Por isso, é essencial estar atento a qualquer alteração, pois muitas dessas doenças são assintomáticas por meses ou anos.

"Apesar de muitas dessas infecções serem tratáveis, algumas requerem tratamento vitalício com medicamentos que podem ter efeitos colaterais. É importante destacar que as ISTs são transmitidas em sua maioria por relações sexuais, mas o simples contato íntimo das genitálias também pode ser suficiente para a transmissão", informa Dr. Julio Cesar. 

Outro alerta do médico é que as pessoas que consomem álcool têm uma capacidade reduzida de discernir os riscos associados às ISTs e, portanto, tendem a utilizar menos preservativos durante as relações sexuais, tornando-se mais suscetíveis a infecções.

Ele explica ainda que os preservativos externos e internos podem ser obtidos gratuitamente em unidades de saúde. "Além disso, para doenças como o HPV e a Hepatite B, a vacinação é fundamental", enfatiza o médico.

Dr. Julio também destaca que o primeiro passo para a prevenção é o diagnóstico. O controle eficaz das ISTs não se resume apenas ao tratamento dos indivíduos que procuram ajuda nos serviços de saúde.

"Para interromper a transmissão dessas infecções e prevenir a reinfecção é essencial que os parceiros sejam testados e tratados sob orientação profissional", salienta.

Portanto, aproveitar a folia com responsabilidade é não apenas uma questão de saúde individual, mas também uma forma de desfrutar mais e melhor do Carnaval.

Sobre a Femina

O Hospital e Maternidade Femina atua há mais de 40 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Fonte:Assessoria de Imprensa - Hospital Femina