Notícias

Femina possui Posto de Coleta de Leite Humano e destaca a importância do gesto solidário

17 de May de 2024

No dia 19 de maio é celebrado o Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano, uma data que ressalta a importância desse gesto solidário para garantir a saúde e o bem-estar de recém-nascidos e crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é o melhor alimento para os bebês, por conter nutrientes essenciais como proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais, anticorpos e água.

Nesse contexto, o Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá, tem desempenhado um papel fundamental, disponibilizando um Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) credenciado ao Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Júlio Muller, na capital. A iniciativa visa realizar coletas seguras, garantindo a qualidade sanitária do leite destinado aos bebês que mais necessitam.

A nutricionista Fabiana Lussani, que atua na Femina, ressalta a importância do atendimento oferecido no PCLH da instituição. Nele, as lactaristas conduzem o processo de ordenha do leite humano para doação, esvaziamento das mamas e, quando necessário, o envio direto ao recém-nascido na UTI-neonatal. Esse leite, após doação, passa por um rigoroso processo de pasteurização no Banco de Leite do Hospital Júlio Muller, beneficiando inúmeros bebês prematuros ou com dificuldades de amamentação.

“O PCLH do Hospital e Maternidade Femina dispõe de lactaristas treinadas e equipamentos para ordenha mecânica, permitindo atender duas lactantes simultaneamente. Além disso, há a opção de ordenha manual, especialmente quando a mãe está restrita ao leito”, explica a nutricionista.

A equipe também conta com berçaristas, que fornecem orientações e suporte à amamentação, priorizando sempre o estímulo do aleitamento materno direto do seio. Quando necessário, essas profissionais oferecem auxílio com a ordenha manual.

A doação de leite humano é um gesto de amor e solidariedade que pode salvar vidas. Por isso, o Hospital e Maternidade Femina incentiva todas as mães que puderem a participarem desse nobre ato, contribuindo para o crescimento saudável de muitas crianças.
 
Atendimento

O horário de atendimento do PCLH do Hospital e Maternidade Femina é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e aos sábados, das 8h às 11h. Após esse horário, serão atendidas somente as mães que estejam com seus filhos internados na UTI Neonatal. As doadoras devem dirigir-se primeiro à recepção do hospital para prévio atendimento. Mais informações pelos números: recepção - 2128-9000 (PABX), 2128-9199 (Lactário) e 2128-9064 (Nutrição).

Sobre a Femina

O Hospital e Maternidade Femina atua há mais de 40 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

Fonte:Assessoria de Imprensa - Hospital Femina