Doação de leite materno exerce papel fundamental em maternidades
06 de Sep de 2018
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil está abaixo do índice considerado ideal em relação à amamentação. Em relatório divulgado no ano de 2017, foi constatado que apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados exclusivamente por leite humano durante os seis primeiros meses de vida.
O país, no entanto, é aclamado internacionalmente por políticas eficazes de incentivo ao aleitamento materno – fator que evidencia que o percentual de amamentação poderia ser ainda menor sem as campanhas de conscientização. O Agosto Dourado, por exemplo, é uma ação anual que dá visibilidade à questão do aleitamento e, sobretudo, da doação de leite humano.
Alinhado às necessidades da população e aos benefícios do ato de amamentar, o Hospital Infantil e Maternidade Femina conta com um posto de coleta de leite materno em Cuiabá. Parceira do Banco de Leite do Hospital Julio Muller, a unidade recebe doações de leite que, depois de analisados e pasteurizados, são distribuídos para os bebês internos na UTI Neonatal.
A nutricionista Aline Nodari explica que o leite materno é essencial para todos os bebês, principalmente para aqueles que estão internados em uma UTI e não podem ser amamentados pela própria mãe. Por isso a importância da doação de leite materno.
DOAÇÃO – Aline também reitera que o posto de coleta da Femina está aberto às doações e que o hospital conta com uma equipe de especialistas que pode auxiliar com as mais prudentes instruções.
Dentre os pré-requisitos para ser uma doadora, está a apresentação de exames do pré-natal atualizados (estando na validade de seis meses). Não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e medicamentos incompatíveis com a amamentação também são condições para a doação de leite.
SERVIÇO – Mulheres interessadas em doar leite materno, podem primeiramente se dirigir à recepção do Hospital Infantil e Maternidade Femina. O ponto de coleta de leite humano da unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já aos sábados, o horário de funcionamento é das 8h às 11h – sendo que, nos demais horários do final de semana, é possível agendar com as lactaristas. Para mais informações, entre em contato pelo número: (65) 21289199.
Assessoria de imprensa Femina - ZF Press
Fonte:Assessoria