Coronavírus: infectologista ensina como se prevenir
28 de Feb de 2020
O surto de infecções pelo novo coronavírus tem gerado alerta no Brasil. Nesta quinta-feira (27), o Ministério da Saúde divulgou que são 132 casos de suspeita da doença. As informações desencontradas ou de fontes não oficiais, no entanto, aumentam o pânico a respeito do vírus.
A infectologista Kajda Samara Sousa, do Hospital e Maternidade Femina, afirma que na era das fake news circulando nas redes sociais, a principal dica deve ser a de buscar informações de fontes confiáveis, como sites do próprio Governo Federal, Ministério da Saúde, Governo do Estado de Mato Grosso e secretariais municipais de Saúde.
“Além de buscar informações de fontes oficiais, a prevenção e os cuidados a respeito da doença são fáceis de serem seguidos. Um dos principais, por exemplo, é fazer a higienização correta das mãos. Ou seja: no caso de água e sabão, é preciso friccionar o polegar e as regiões entre os dedos, além das pontas dos dedos. No caso do álcool, é preciso utilizar uma quantidade suficientemente boa nas mãos, não apenas na palma e sim em toda a superfície”, explica.
A médica afirma ainda que a transmissão da doença se dá por meio de gotículas de pacientes infectados por meio de tosse, fala ou espirro. “Reforçando: pacientes que de fato tenham o coronavírus detectado e não aqueles sob suspeita. A letalidade da doença, porém, está entre 2% e 3,4%, uma cifra bem menor que a do SARS, que era de 9% e da mesma família do coronavírus. Em 2012, houve um surto similar ao atual”, completa.
CUIDADOS – Confira abaixo os cuidados básicos divulgados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.
-evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
-realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com
o meio ambiente;
-utilizar lenço descartável para higiene nasal;
-cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
-evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
-higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
-não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
-manter os ambientes bem ventilados;
-evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
-evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
De acordo com a pasta, os profissionais da saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, como máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.
FONTES OFICIAIS - Para mais informações, notícias e recomendações sobre o novo coronavírus, acesse o site do Ministério da Saúde (https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus) ou ainda da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) (http://www.saude.mt.gov.br/informe/581)
Fonte:ZF Press