Informativo Gestacional
Data da última mestruação:
Aplicativo
Semana 01
O primeiro dia da última menstruação da mulher é considerado o início da gravidez. Apesar da mulher ainda não estar grávida, essa já conta como a primeira semana de gestação.
Semana 02
Com a fecundação do óvulo, as características físicas como a cor do cabelo e dos olhos já são definidas, assim como o sexo de seu bebê. No entanto, só é possível saber se será menino ou menina muitas semanas depois.
Semana 03
Seu corpo começa a dar os primeiros sinais de gravidez, que variam de mulher para mulher: os seios podem ficar doloridos e inchados. Você pode se sentir cansada com mais facilidade, além de ficar com vontade de fazer xixi com mais frequência. Normalmente, nessa época, os médicos começam a receitar vitaminas. O cálcio e o ferro são duas das substâncias essenciais a sua saúde e para a boa formação do seu bebê.
Semana 04
É uma boa hora para fazer o teste. Os sinais de gravidez começam a ficar mais evidentes. É possível também que haja um pequeno sangramento porque o óvulo se fixa no revestimento do útero.
O feto ainda é muito pequeno, do tamanho de um caroço de feijão. O corpo começa a produzir um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (conhecido como hCG), típico da gravidez. Você deve evitar exercícios de impacto e beber muita água.
Semana 05
Podendo também ocorrer mudanças de humor, causadas pelas alterações hormonais. O feto continua muito pequeno, entre 2 mm e 4mm, mas com o coraçãozinho formado e batendo! Hora de redobrar os cuidados com a saúde, não tomar medicamentos sem prescrição médica e melhorar a alimentação.
Semana 06
Corrimento nasal, salivação excessiva, constipação, azia e sonolência podem causar muito desconforto às mamães.
A cintura e os seios aumentam, assim como podem ocorrer alterações no sono e no apetite. Nessa fase, algumas mulheres, por conta do excesso de enjoo, emagrecem. Outras já começam a ganhar alguns quilos nessa época.
Esse é o início do período embriônico do bebê. Braços, rins e fígado do seu bebê estão em pleno processo de formação, bem como olhos, ouvidos e boca.
Semana 07
Mas as náuseas podem aumentar. O culpado é o hormônio hCG. A região em torno do mamilo começa a escurecer por conta da produção de leite. Apesar de a barriguinha não estar aparecendo ainda, a sua cintura pode começar a ficar mais grossa.
Seu bebê agora tem entre 6 mm e 8 mm de comprimento. O rosto fica cada dia mais definido e o cordão umbilical fica visível. O coração bate 150 vezes por minuto. Os ouvidos já estão com capacidade auditiva, ou seja, os pais podem cantar para bebê ou colocar música para ele.
Semana 08
Nessa fase podem aparecer os famosos 'desejos', normalmente por conta de algum nutriente que esteja faltando em seu corpo. Sentir vontade de comer coisas doces e cítricas é comum.
Um pouco menor que um feijãozinho, os ombros, os braços e as pernas já estão um pouco maiores e logo, logo seu bebê poderá ficar na posição fetal.
Semana 09
É o momento de saber se é mesmo apenas um bebê. Ele ou eles já conseguem fazer movimentos com os braços e as pernas!
Você pode ficar um pouco mais irritada, sonolenta e distraída. É importante dormir bem à noite e manter os cuidados com a alimentação, que deve ser rica em vitaminas e sais minerais.
Semana 10
Seu bebê, que já tem entre 30 e 40 mm e pesa cerca de 5g, se movimenta bastante, mas você não consegue sentir ainda. É possível que ocorram alterações de humor constantes e podem aparecer sangramentos nas gengivas e aumento na tireóide.
Semana 11
Seus cabelos e unhas crescem muito mais rápidos do que antes por causa dos hormônios.
A produção de saliva também aumenta, assim como a sensação de calor. É possível ainda que ocorram dores de cabeça. A boa notícia é que é bem provável que nessa semana de gestação os enjoos já tenham ido embora.
Os órgãos vitais do seu bebê já estão praticamente todos formados. A cabeça, por se desenvolver mais rapidamente, está quase do tamanho do corpo.
Semana 12
Seu bebê está com cerca de 10 cm e pesa entre 15g e 30g.
O ritmo de crescimento está bastante acelerado e ele já está livre de anomalias físicas.
As transformações no seu corpo começam a ficar mais intensas e mais evidentes também. Com o fim dos enjoos, o apetite cresce bastante, mas é preciso que você coma alimentos saudáveis para contribuir para o bom desenvolvimento do bebê.
Semana 13
Prepare-se para comprar roupinhas rosas ou azuis: já é possível fazer a ultrassonografia para saber o sexo do seu bebê!
A cabeça começa a ficar proporcional ao resto do corpo e ele (ou ela) já consegue fechar as mãozinhas e pode até mesmo chupar dedo!
Nesse segundo trimestre, é possível que você sinta dores abdominais ou algumas fisgadas na virilha. Isso acontece por causa do aumento do útero. Se você ainda não fez o exame pré-natal, essa é a hora. O recomendável é que seja feito até o fim da 13ª semana.
Semana 14
Alguns consideram o início da melhor fase da gravidez.
Não há mais grandes riscos para o bebê, o que deixa todos mais tranquilos. Os problemas gástricos e mal-estar desaparecem. A barriguinha finalmente começa a ficar evidente. Porém, pode haver formigamento nas mãos e nos pés. Na barriga, aparece uma linha negra - uma faixa escura que vai do estômago à região pubiana.
Seu bebê está com cerca de 90 mm e 40g, alimenta-se pela placenta e já tem impressões digitais.
Semana 15
A essa altura, suas roupas já não servem mais.
É hora de aderir ao guarda-roupa de grávida, o que inclui meias de média compressão. Manter os pés elevados ajuda a combater o inchaço.
Seu bebê se movimenta mais, mas você ainda não consegue sentir. Os cabelos da cabeça e sobrancelha continuam a crescer.
Semana 16
Seu bebê consegue escutar e ver.
Nessa fase, ele também cresce e ganha peso muito rapidamente. Mede 10 cm e pesa cerca de 80g.
As gestantes tendem a ficar ainda mais bonitas, com cabelos brilhosos e pele radiante. O olfato da mulher também começa a ficar bastante aguçado e é possível que surjam dores no baixo ventre.
Semana 17
Seu bebê continua a crescer muito rápido e a se movimentar bastante também.
Você, entretanto, ainda não consegue sentir. Ele tem entre 13 cm e 14cm e pesa cerca de 100g.
Para as mães, mais um incômodo acaba (ou pelo menos diminui muito): a vontade de ir ao banheiro toda hora.
Semana 18
Nesta semana, o começo oficial do seu quinto mês de gestação, o bebê pode ter chegado a 15 centímetros de comprimento se medido do alto da cabeça até o bumbum, e já é capaz de sentir e ouvir.
Claro que agora tudo o que ele consegue ouvir é a batida do seu coração e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo, mas, em breve, vai identificar também barulhos fora do útero e a sua voz.
Se você estiver esperando uma menina, o útero e as trompas já estão formados; se for um menino, os genitais já são visíveis, mesmo que insistam em se esconder justamente durante os ultrassons.
Semana 19
É normal que você sinta-se inchada.
O aumento de peso pode afetar a postura e virar um incômodo na hora de dormir. Podem também surgir manchas no rosto, chamadas de cloasma. O ideal é passar bastante protetor solar para evitar que elas fiquem ainda mais escuras.
Seu bebê pesa aproximadamente 200g.
Semana 20
Chega a metade da gravidez. Seu bebê já mede entre 10 cm e 14 cm e pesa cerca de 250g, e a pele dele está coberto por uma substancia chamada vernix caseosa, que protege a pele dele do líquido amniótico.
Em você, as manchas podem ficar mais escuras. Também podem começar a aparecer estrias. Por causa do aumento do útero e da pressão em órgãos como pulmões e estômago, você pode sentir um pouco de falta de ar ao fazer qualquer tipo de esforço.
Semana 21
Seu apetite pode aumentar, mas você precisa somente de 300 calorias diárias a mais durante a gestação. Portanto, nada de comer por dois!
Seu bebê mexe os braços e pernas com facilidade. Os pais podem se preparar para ouvir os batimentos cardíacos do bebê. Com certeza, um momento de grande emoção! O bebê já pesa mais de 350g.
Semana 22
Você finalmente consegue sentir o bebê se mexer.
Também é possível que haja vazamento de colostro, líquido que vai alimentar seu bebê antes do leite materno. Algumas gestantes podem apresentar ainda quadro de anemia fisiológica da gravidez. É algo comum, mas é recomendável checar com o médico se a ingestão atual de ferro será suficiente para evitar uma anemia mais grave nos próximos meses.
A fisionomia do seu bebê está formada e ele já possui tato. Mede cerca de 15 cm e pesa 400g aproximadamente.
Semana 23
O bebê já consegue reconhecer a voz do papai e da mamãe e se movimenta bastante no útero.
Tem pouco mais de 15 cm e pesa cerca de meio quilo.
Sua pele tende a estar bonita e brilhosa. Você deve continua bebendo muita água e passar creme na barriga e seios (que podem começar a coçar bastante) para evitar o aparecimento de estrias.
Semana 24
Você completou seis meses de gravidez e vive a fase mais tranquila de todo o processo.
Graças aos hormônios, que proporcionam sensação de bem-estar. Você deve ter percebido o quanto sua barriga e seus quadris cresceram bastante nas últimas semanas.Nessa fase é possível que aconteça algo chamado de Contrações de Braxton: o útero está se exercitando e se preparando para contrações do futuro trabalho de parto. O rosto do seu bebê está praticamente desenvolvido.
Semana 25
A barriga fica cada dia mais pesada e as dores nas costas crescem.
Câimbras nas pernas também ocorrem. O corpo todo começa a ficar mais inchado também. Você pode ainda sentir azia, principalmente após as refeições.
Seu bebê está com 17 cm, 18 cm, e pesando 700g. Seu cabelo está crescendo.
Semana 26
eu bebê consegue abrir os olhos e seus pulmõezinhos continuam se exercitando.
Mede 18 cm, 19 cm e pesa cerca de 850g.As mamães podem ter incontinência urinária e apresentar alergias a várias coisas, além de outros incômodos, como prisão de ventre.
Semana 27
Comece a pensar nos exercícios preparatórios para o parto, tanto para a musculatura quanto para a respiração.
O bebê pode começar a soluçar um pouco mais por conta do processo de formação dos pulmões. A atenção deve fica redobrada por causa do risco de um parto prematuro. Ele está com 20 cm e pesa cerca de 1kg.
Semana 28
A barriga está muito mais pesada e os pés muito mais inchados.
A mamãe tem que tentar mantê-los para cima quando estiver sentada ou deitada e usar meias especiais para combater o inchaço. Você também precisa saber do médico se está com pressão alta, mal que atinge algumas mulheres nessa época de gravidez. O médico também deverá pedir exame de sangue, se a mãe for RH negativo.
Seu bebê movimenta-se muito, o que pode dificultar um pouco a respiração das grávidas, e está com 1,1 kg e mede pouco mais de 20 cm.
Semana 29
É hora de dar uma reduzida nas atividades rotineiras, porque o bebê pode nascer prematuramente.
Nessa etapa é comum um aumento na sensação de cansaço, por isso é importante aumentar o tempo de repouso.
É possível que nessa semana seu bebê se posicione de cabeça para baixo e permaneça nessa posição até nascer.
Semana 30
Seu bebê tem engordado bastante nas últimas semanas.
As mamães podem começar a preparar a sua mala e a do bebê para levar à maternidade. Seu bebê já está com 1,5 kg e mede 25 cm.Você deve evitar ficar muito tempo em pé e priorizar o uso de sapatos sem salto. Se ainda não começou a fazer exercícios para o parto, é bom que a mamãe comece a considerar a ideia.
Semana 31
Seu bebê mede quase 30 cm, já pesa quase 2 kg e está em processo de ganho de 200 gramas a cada sete dias.
Somados com o líquido amniótico e placenta, já são cerca de 12 kg a mais na barriga da gestante.
Nessa fase, os pré-natais precisam ser feitos com mais frequência, de preferência de 15 em 15 dias.
Semana 32
Você pode ter dor nas costas, estar sensível e cansada.
Podem também sentir bastante calor, em função do aumento no ritmo metabólico de seus corpos. Encontrar uma boa posição para dormir pode ser bem difícil nessa fase, mas é preciso ter paciência. Seu bebê já está com mais de 2 kg e está com cerca de 30 cm.
Semana 33
É normal sentir dificuldade para respirar porque o útero está empurrando o diafragma.
As mamães poderão ainda ter um pouco de azia e, com isso, perder o apetite. Aumenta a vontade de fazer xixi. Seu bebê está com o sistema respiratório quase pronto.
Semana 34
Você pode fazer mais um ultrassom, que vai ajudar na curiosidade sobre o pequeno.
As contrações de Braxton Hicks começam a acontecer com mais frequência: o útero endurece por alguns segundos e depois relaxa.
Semana 35
Seu bebê continua de cabeça para baixo, ou seja, em posição de parto.
Ele também reconhece a voz dos pais. Você deve moderar na quantidade de sal para que o inchaço, que é inevitável, aumente ainda mais nas próximas semanas. Seu bebê já está com 35 cm e pesa quase 2,5 kg.
Semana 36
Você deve conversar com seu médico sobre qual anestesia será tomada antes do parto (anestesia peridural ou raquianestesia).
A essa altura, seu bebê já está pronto para nascer, ou seja, seus órgãos estão formados e ele está apenas ganhando peso. Você deve começar a preparar a bolsa (com as suas coisas e as do seu bebê) para levar à maternidade.
Semana 37
Nessa semana, é provável que o médico faça o exame do toque na mãe, porque seu bebê já está pronto para nascer.
As consultas médicas passam a ser semanais. Você deve aproveitar para tirar as dúvidas com o obstetra sobre os sinais do trabalho de parto, que pode acontecer a qualquer momento.Seu bebê já tem quase 40 cm e pesa quase 3 kg.
Semana 38
É hora de você desacelerar as atividades, e isso inclui parar de dirigir e, caso ainda não tenha feito isso, de pedir a licença-maternidade do emprego.
ansiedade está muito grande, o que é normal.
Seu bebê começa a formar uma substância chamada mecônio, verde-escuro, um excremento nos intestinos que será eliminado logo após o nascimento.
Semana 39
Seu bebê pesa entre 3 kg e 3,5 kg e está com cerca de 40 cm.
Você pode ter vontade e ir ao banheiro toda hora e fica cada dia mais ansiosa. Se sentir contrações, é hora de ir à maternidade – nem que seja para descobrir depois que foi um alarme falso.
Semana 40
As contrações, que começam de hora em hora, passam a ser de até uma a cada 10 minutos.
O trabalho de parto pode ser rápido, mas também pode demorar mais de 12 horas. Cada mulher tem o seu tempo. O importante é manter os cuidados tanto com você quanto com seu bebê. No final, todo seu esforço será recompensado: a sensação de ver o rostinho do seu neném fará tudo valer a pena.